Iniciativa da DNA Digital, com apoio do jornal Palhocense e da CDL, Rádio PH entra no ar com programação exclusiva para Palhoça. Lançamento oficial está marcado para o dia 19


Por: Willian Schütz*Palhoça está prestes a ganhar sua primeira rádio de conteúdo exclusivo em multiplataforma. Com seu tamanho e sua abrangência populacional e cultural, é fato que a cidade tem espaço e conteúdo exclusivo de sobra para tanto. Porém, limitações burocráticas e técnicas vinham dificultando o processo de implementação de uma rádio. No entanto, agora, com as plataformas e as tecnologias mais avançadas, esses empecilhos podem ser deixados de lado. E assim, em uma cena modernizada, a Rádio PH será lançada no dia 19 de novembro.

Para o lançamento oficial, a praça de alimentação do Shopping ViaCatarina receberá uma cerimônia especial na sexta-feira (19), a partir das 19h.

No evento, estarão artistas locais, autoridades, empresários e toda a equipe envolvida com o novo projeto.

Vale destacar, porém, que a rádio entrará no ar em caráter experimental já na terça-feira (16). Então, quem tiver curiosidade de conferir uma prévia do que será transmitido, terá essa oportunidade de sintonizar os canais e se preparar para a programação completa.

Com programação exclusivamente palhocense, a emissora poderá ser ouvida através do site (www.phradio.com.br), do aplicativo oficial para Android e iPhone (iOS), assim como nos streamings Deezer e Spotify e agregadores de rádios. Além disso, conteúdos da Rádio PH serão publicados no YouTube, bem como no Facebook e no Instagram @phradiooficial, @palhocense e @cdlpalhoca.

Programação

Com o slogan “A rádio que toca Palhoça”, a emissora trará programas variados. Assim, através da grade de atrações, a proposta é trazer informes e notícias, proporcionar a valorização dos artistas palhocenses, divulgar empreendimentos locais e veicular um entretenimento que tem a cara de Palhoça. A iniciativa empreendedora é assinada pela DNA Digital e foi abraçada pelo jornal Palavra Palhocense e pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Palhoça (CDL).

A cidade abraça a PH

O editor-chefe do Palhocense, Alexandre Bonfim, avalia que “muito além de estar em multiplataformas, a Rádio PH estará nas ruas e no dia a dia de Palhoça”. “Queremos participar dos eventos que marcam a cidade, assim como queremos estar com a comunidade, onde a notícia acontece. Isso porque as formas de consumir informação local vêm mudando a cada ano, e durante a pandemia, o consumo de informação via rádio aumentou muito”, destaca o jornalista.“Sempre preocupada com a promoção do desenvolvimento sustentado de Palhoça, a CDL não poderia ficar de fora da proposta de montagem de uma rádio para o município. Por isso, apoiou o projeto desde o primeiro momento e está apostando muito nessa ideia, como fonte de promoção de desenvolvimento econômico, cultura e lazer para a nossa gente”, destaca a direção da CDL. “Está tudo sendo preparado para o lançamento, marcado para a próxima semana, desta rádio que Palhoça chamará de sua. E a proposta é que tenhamos finalmente uma fonte de informação e lazer voltada para as questões locais”, enfatiza a entidade, em nota.Ancorada em uma história que soma mais de 34 anos, a CDL também tem como objeto a geração de emprego e renda. Portanto, a entidade contribuiu ao ceder espaço para a implementação, além de investimentos financeiros para implementação da rádio. Além disso, a parceria vai permitir que os maiores geradores de oportunidades e empregos de Palhoça tenham um espaço para falar de suas necessidades, trocar experiências e gerar conteúdo. 

Experiência ao microfone

A direção da Rádio PH é formada por três profissionais com décadas de experiência no ramo da comunicação: o já citado Alexandre Bonfim, chefe desde 2005 do único jornal semanal de Palhoça e o que há mais tempo circula na cidade; Duran Silveira, radialista com um histórico e uma voz de grande identidade junto ao público ouvinte da Grande Florianópolis; e Nelson Souza, empreendedor palhocense que já atuou em grandes emissoras do Sul do Brasil.

Estúdios modernos

No momento em que esta matéria circula pela cidade, equipes trabalham nos modernos estúdios da PH para preparar toda a programação que estará no ar. A sede da PH fica na Rua Vinte e Quatro de Abril, 2943, no térreo do prédio da CDL, onde recebe colaboradores. Um deles é Dierre Pichorz, que está contribuindo com a operação técnica do estúdio. Pichorz é produtor musical e proprietário do Octopus Soundbox.Com todos esses esforços convergindo, a primeira rádio multiplataforma de Palhoça estará, a partir do dia 19, próxima daquilo que muda a vida dos moradores: todos os dias do ano e todas as horas do dia, sempre conectada. 

Conheça melhor os idealizadores da Rádio PH

Alexandre Bonfim

É o atual diretor e editor-chefe do jornal Palavra Palhocense, fundado em 2005, ainda como herança jornalística do extinto O Palhocense, fundado pelo pai, João José da Silva, em 1989. Alexandre também já atuou como repórter e editor em outros periódicos, como O Tempo Diário, de Araranguá; Fato e Versão e Fala Região. Na literatura, prefaciou livros editados em Palhoça e é coautor de “Origens da Imprensa nos Municípios Catarinenses”, lançado em outubro de 2009, pela Adjori/SC. Além da comunicação, Alexandre também empreende em outros setores da economia.


Duran Silveira

Experiente nas áreas de publicidade e propaganda, gestão de pessoas, criação e implantação de projetos, relação com o mercado e na otimização e gerência de processos e inovação. Duran é graduado em Marketing e conta com mais de 30 anos de experiência na comunicação. O radialista já passou por grandes emissoras de rádio, entre as quais, destacam-se: Atlântida, Cidade, Magia e Regional.


Nelson Souza

Nelson Souza atua há 33 anos na área comercial e de eventos no meio radiofônico catarinense. Com passagem por diversos veículos, realizou incontáveis ações e eventos. Na RBS Rádio, deu suporte para as emissoras: CBN Diário, Itapema FM e Rádio Atlântida FM. Foi gerente comercial e de eventos das rádios Cidade FM e Regional FM. Na Band FM, assumiu a assistência comercial e foi executivo de contas. Já na Magia FM, também gerenciou o setor de eventos. Foi coordenador de eventos da Chopperia Cantuária - Projeto Ferveção e sócio fundador do jornal TopNews. É proprietário do Sítio Reserva Brasil, também situado em Palhoça. * Sob a supervisão de Alexandre Bonfim